Empresariais
Ambientais
Qualidade
Webonibus > Políticas > Empresariais
Meteorologia - Manual de Navegação frente a tempestade!

A Meteorologia para o Transporte de Passageiros no Brasil aponta, de forma clara e definitiva, a necessidade de se ajustar aos novos tempos, isto é, operar de forma cada vez mais eficiente, segura e com o menor custo possível, preservando os critérios absolutos de segurança e conforto, servindo assim à comunidade.

Em um trânsito cada vez mais congestionado e deparando-se com uma crise financeira nacional e reduções tarifárias locais e ainda, o mau tempo existindo há algum tempo, transformando-se, de repente, numa tempestade obrigando assim as Empresas a reverem todas as suas estruturas, tomando medidas até emergenciais objetivando não só manter a rota mas também e acima de tudo, preservar a "flutuação".

Ao deparar-se com uma tempestade, qualquer navio com peso excessivo na sua estrutura terá problemas seríssimos em "navegar" sobre as ondas podendo comprometer a sua própria permanência em alto mar. Esta ilustraçao serve, por analogia, a demonstrar o caso dos custos desnecessários gerados durante anos e "absorvidos" pelo contexto, uma vez que o mar relativamente calmo facilitava qualquer navegação.

"Aliviar" o casco - O que é?

É a supressão total e incondicional de forma emergencial de todos os custos desnecessários e que são vitais até para o funcionamento da Empresa. Não se trata de reduzir custos mas erradicar o que é dispensável. Há muita diferença neste conceito!

Principais geradores de custos "dispensáveis" O que é?

É o somatório das pequenas coisas do dia a dia, não importando a área, mal feitas por falta de atenção, rotinas, treinamento ou simplesmente relaxamento.

É o somatório de materiais, peças, e produtos mal utilizados, desperdiçados e usados sem critérios já que sempre foram disponíveis com fartura na Empresa!

É o somatório da conta telefônica mensal resultando de ligações que não tem nada a ver com a Empresa e absoluta falta de concisão nos diálogos!

É o somatório da conta de energia elétrica mensal pelo uso indiscriminado da iluminação, refrigeração e maquinário, inclusive e principalmente na área técnica!

É o somatório de peças, pneumáticos e componentes mecânicos em veículos, danificados por operações diárias inadequadas por falta de disciplina, normatização e treinamento adequado! ( Este custo, especificamente, pode variar em até 50% para + ou para - ! )

É o somatório do combustível , consumido em excesso por falta absoluta de conscientização, disciplina, sensibilidade e treinamento específico! ( Este custo, especificamente , pode variar em até 30% para + ou para - ! )

É o somatório na folha de pagamento mensal do número de pessoas de cada área mal dimensionado, sempre em excesso, geralmente com a quantidade tentando suprir a qualidade!

É o somatório incomensurável dos custos decorrentes de uma área administrativa morosa e burocrática que, além de retardar decisões fundamentais, emperra a produção de todas as demais áreas, com destaque a Operação e a Manutenção!

É o somatório das pessoas que não entenderam ainda a importância das suas respectivas funções na Empresa, ou seja, não há mais "empregos" disponíveis mas sim, trabalhos específicos e bem definidos a serem executados com qualidade e perfeita harmonia com o contexto!

É na tempestade que se avalia os bons marinheiros!

Manual de Navegação

Novos tempos: Os novos tempos apontam, de forma decisiva para uma nova abordagem, bem diferente do até então, sem a qual nenhuma Empresa ou Organização sobreviverá por muito tempo!

Não há mais dinheiro disponível para arcar com custos (prejuízos ) decorrentes de coisas mal feitas, não programadas ( orçadas incorretamente ) e não planejadas em relação as metas desejadas!

A " achologia " torna-se cada vez mais uma ciência extinta! Quem sabe, sabe... quem não sabe, acha!

A qualidade, como um todo, torna-se cada vez mais regra geral ou melhor, ela tem que representar o estado normal das pessoas (estado de espírito) e não mais uma coisa imposta!

Não há mais espaço para pessoas esforçadas e com a melhor boa vontade do mundo de "topar" qualquer coisa para garantir o seu emprego! A navegação futura abre espaço somente para marinheiros profissionais, competentes e versáteis. Há muita falta deles no mercado!

As faixas de erro estreitaram-se consideravelmente. A sanção da decisão errada poderá às vezes, ser dramática, até irreversível!

Áreas absolutamente limpas e arrumadas são os primeiros sinais de mudança, inclusive de estado de espírito . Pessoas não produzem nada de bom em ambientes agressivos e desarrumados!

Não há mais dinheiro disponível e suficiente para fazer as coisas mais caro do que realmente valem!

O Treinamento, sob todas as suas formas, torna-se a arma principal para a formação e a conscientização das pessoas, inclusive para elas saberem manobrar o barco em qualquer situação, tempestade inclusive!

Qualquer atividade do futuro deve considerar o meio ambiente, a utilização racional dos recursos existentes e pessoas trabalhando mais felizes!

Conclusão:

Este trabalho objetiva, acima de tudo, uma primeira abordagem sobre as transformações ocorrendo, não só aqui no Brasil mas no mundo inteiro! Navegar é preciso e tempestade nunca foi sinônimo de crise desde que o barco esteja bem comandado e todos os marinheiros a postos, cada um efetuando a sua tarefa de forma eficiente e profissional.

   
Georges GG Zahnd

 

 

 
consultor - webonibus.com.br
 
 
 
2000-2016 Copyright © by assessoria técnica de manutenção ltda.